A autobiografia de Metropolitan Raphael

Minha vida e destino diferem pouco do destino da geração pós-guerra. Nasci em 18 de setembro de 1947 no coração da Rússia - nos Urales, na aldeia de Yeral, distrito de Ashinsky, na região de Chelyabinsk.

Um dos meus antepassados ​​na linha materna - Nikolai Aleksandrovich Motovilov era um atendente celular do Monk Serafim de Sarov e descreveu a vida, feitos espirituais do milagreiro. De sua carta ao imperador Nicolau I, sabe-se que meus antepassados ​​- os governantes eslavos - participaram junto com Gostomysl na vocação de Rurik, Sineus e Truvor para reinar sobre a terra de Novgorod, que o cronista Nestor descreveu em The Tale of Bygone Years. Na milícia de Minin e Pozharsky também havia dois Motovilovs que participaram da construção dos Romanov no trono de toda a Rússia.
Meu avô - Ivan Grigorievich Motovilov - foi morto em 1941, perto de Leningrado, sendo o comandante da divisão. Pai, Semyon Andrianovich Malofeev, lutou contra o grande sargento patriarcado da empresa.
Meus pais romperam quando eu nem mesmo entrei no mundo. Pela primeira vez, vi meu pai na primavera de 1953 em Miass, onde minha mãe e minha avó se mudaram após a morte do irmão de minha mãe, Nikolai Ivanovich Motovilov.
Meu pai era um estranho. Minha mãe estava sempre atrasada no trabalho. Minha avó me amou de todo o coração, e senti esse amor com toda a minha pele. A avó era a raiz vivificante que me alimentava, me deu espiritual, moral e simplesmente vitalidade. Não podia viver sem ela, e o amor pela minha avó a obrigava a ir à igreja com ela, a ouvir palavras incompreensíveis de orações. No começo, estrangeiros e estrangeiros gradualmente se tornaram íntimos, íntimos e meus.
Após a formatura, ele entrou na Escola de Comando de Armas Combinadas de Extremo Oriente.
Durante seus estudos ele casou com Galina Ivanovna Prokopieva e decidiu chamar seu nome.
Graduado com honras. Em seguida, seguiram as postagens dos oficiais: o pelotão, a companhia, o comandante do comandante do batalhão de treinamento, comandante do batalhão - esta rápida ascensão dos estágios mais difíceis da carreira foi dada facilmente porque ele amava o serviço, treinamento de combate, gostava de se comunicar com as pessoas.
Então ele se formou na Academia de Comando. M. Frunze.
Após a sua conclusão em 32 anos, ele ordenou um regimento de rifle motorizado na montanha Kirovakan.
Da Transcaucásia, no posto de tenente-coronel, chegou ao Oriente Médio como conselheiro do comandante da brigada de infantaria síria, que lutou perto de Beirute.
Em breve, o chefe de gabinete do batalhão de rifle motorizado treinado foi nomeado, e em três meses - o comandante do batalhão. O último lugar de serviço é o Líbano, conselheiro militar do comandante da brigada de infantaria síria.
Ele ficou gravemente ferido: ambas as pernas sofreram mal, perdeu a direita, a esquerda foi difícil de salvar ...
Ele sofreu 14 operações. Sobrevivido milagrosamente, ele deu um voto interno para dedicar sua vida ao serviço do Senhor.
Após a lesão, ele recebeu um apartamento em Moscou e decidiu deixar o exército.
Minha esposa não queria se tornar mãe e terminamos. Eu fui consecutivamente ordenado diácono, sacerdote e bispo. Para se entregar ao ministério da igreja, ele tomou votos monásticos e recebeu um novo nome - Raphael, que em tradução significa o curador de Deus.
A atitude em relação à cura nos ministros da igreja é ambígua. Eles próprios não possuem esse presente e suspeitam de todos os de charlataneria. Mas você precisa julgar não por palavras, mas por ações, o resultado final.
Em 2005, no Conselho Local foi eleito como o Primeiro Hierarca da Verdadeira Igreja Ortodoxa com o título de Arcebispo de Moscovo, Metropolitano de Toda a Rússia



Principais disposições da verdadeira Igreja Ortodoxa

  1. A Verdadeira Igreja Ortodoxa é o sucessor legal da Igreja católica e apostólica católica ortodoxa russa do Rito Oriental, dividida por uma revolução de 1917 em várias partes canonicamente iguais, cada uma das quais expressou sua atitude com a luta Godless bolchevique:
    • A Igreja no exterior não é reconhecimento, emigração forçada
    • A verdadeira Igreja Ortodoxa não é reconhecimento, resistência aberta
    • A Igreja Catacomba Ortodoxa não é uma confissão, resistência secreta (subterrânea)
    • A Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou - Reconhecimento, Servindo os Interesses do Regime Existente
  2. inspiração espiritual da Igreja Ortodoxa verdadeira era o Patriarca de Moscou e Toda a Rússia Tikhon (Bellavin) anátema poder sem Deus e abençoou a criação da Igreja de resistência (a Igreja da Catacumba) (1925); O antepassado - Metropolita de Petrogrado Joseph (Petrovyh), uniu todos aqueles que não reconheceram o Patriarcado de Moscovo (1927).
  3. O conceito de "True Ortodoxia" incluiu um desejo de uma certa parte do povo ortodoxos para manter sua fé livre da ditadura de qualquer tipo foi o governo, partido político ou comunidade, eo resto mantê-lo em conformidade com os preceitos dos Santos Apóstolos, os Conselhos Santo Ecumênicos e Locais e os santos padres.
  4. O fundamento canônico da Verdadeira Igreja Ortodoxa é as definições e decretos do Santo Conselho da Igreja Ortodoxa Russa de 1917-1918.
  5. Com base na experiência histórica de 1937-1941. A verdadeira Igreja Ortodoxa é uma igreja mártir, lavada pelo sangue de lutadores intransigentes pela pureza da Ortodoxia. A lembrança disso impõe a seus clérigos e reúne uma responsabilidade moral e moral especial.

 

A Igreja Ortodoxa Russa Verdadeira
(o outro nome é a Igreja da Catacumba)


Como um ramo da Igreja local russa, organizacionalmente começou sua formação no con. 20 - cedo. 30-s. Século XX. Ela foi formada como resultado da recusa da maioria do episcopado e do clero da Igreja Russa a colaborar com o regime ateu comunista na União Soviética, o que deu grupo proobnovlencheskaya chefiada pelo Metropolita Sérgio (Stragorodsky). Como resultado do Met executado. Sergius liderado pela divisão NKVD, na URSS no existia esse tempo ao lado do oficial ( "soviético" ou "vermelho") da igreja, que em 1943 por ordem de Stalin foram enquadrados no "Patriarcado de Moscou", e independente do regime sem Deus verdade- Igreja Russa Ortodoxa (CPI). O último, como resultado da repressão brutal e da perseguição, teve que mudar para uma forma ilegal de servir,
A Igreja da Catacumbia como um ramo da Igreja Local Russa, uma vez unida, também é chamada de "Igreja Tikhonov" - com o nome de St. Patriarca Tikhon (Belavin, +1925).
O fundamento canônico da Igreja Ortodoxa Russa verdadeira repousa sobre o Decreto do Santo Patriarca Tikhon nº 362, de 7/20 de novembro de 1920.
São Tikhon foi o último patriarca legítimo da Igreja Russa, eleito pelo Conselho Local de todos os russos, que expressou a plenitude da Igreja Russa.
O Santo Patriarca Tikhon previu profeticamente duas formas de administração da igreja na Igreja Russa.
O primeiro é expresso no Testamento patriarcal de 25 de dezembro / 7 de janeiro de 1925, que foi promulgado imediatamente após a misteriosa morte do Santo. Percebendo que theomachists, visando a completa destruição da verdadeira Igreja de Cristo, depois de sua morte, não serão autorizados a entrar gratuito para o Conselho local para a eleição do novo Patriarca da legítima e, assim, privar o canônica Igreja Russa encabeçada, St. Patriarca Tikhon, de acordo com a decisão do Conselho Local de 1917-1918 . nomeado Locum Tenens: Metropolitan Kirill (Smirnov) de Kazan (mais tarde - um dos pais fundadores da Igreja da Catacumba), Agafangel (Preobrazhensky) de Yaroslavl e Peter (Polyansky) Krutitsa. O Testamento estipulava especificamente que se o Metropolitan Kirill por razões além de seu controle não pudesse entrar nos direitos do Locum Tenens, Deve ser substituído pelo metropolita Agafangel, se nem Mithras pode fazer isso. Cyril, não Metr. Agafangel, então os direitos dos Locum Tenens terão que ser inseridos pelo Metropolitan Peter. Como é sabido, o Metropolita Kirill e Agafangel ateus foram presos em conexão com a qual, de acordo com a vontade de St. Patriarca, em homenagem a São Pedro teve a oportunidade de ter um ministério primacial pesada cruz. Nas condições de perseguição, antecipando sua prisão, Met. Peter nomeou deputados temporários, um dos quais foi o St. Martyr New Martyr. Joseph (Petrovykh, +1937) Petrogradsky, um dos pais fundadores da Igreja Catacumba. Metrópoles Cyril e Agafangel foram presos pelos God-Fighters, portanto, de acordo com o Testamento do Santo Patriarca, foi São Pedro quem sofreu a pesada cruz do Ministério Primeiro-Hierarquista. Nas condições de perseguição, antecipando sua prisão, Met. Peter nomeou deputados temporários, um dos quais foi o St. Martyr New Martyr. Joseph (Petrovykh, +1937) Petrogradsky, um dos pais fundadores da Igreja Catacumba. Metrópoles Cyril e Agafangel foram presos pelos God-Fighters, portanto, de acordo com o Testamento do Santo Patriarca, foi São Pedro quem sofreu a pesada cruz do Ministério Primeiro-Hierarquista. Nas condições de perseguição, antecipando sua prisão, Met. Peter nomeou deputados temporários, um dos quais foi o St. Martyr New Martyr. Joseph (Petrovykh, +1937) Petrogradsky, um dos pais fundadores da Igreja Catacumba.
A principal tarefa de introduzir uma forma temporária de governar a Igreja - locum tenens e seus deputados - foi convocar um conselho livre, na primeira oportunidade para eleger um novo patriarca canônico e restaurar a legítima autoridade na Igreja russa. Tal Conselho secreto foi realmente realizado em 1926, coletando assinaturas de todos os hierarquios ortodoxos.
Mais de 70 bispos da Igreja russa votaram na eleição do novo Patriarca, St. Met. Cyril (Smirnova, +1937) de Kazan, mas a vontade conciliar do episcopado da Igreja Russa nunca foi implementada devido à oposição às autoridades desafiadoras de Deus. Quase todos os bispos que votaram pela candidatura de Met. Cyril, foram presos e encerraram suas vidas em prisões e acampamentos. Em breve, com a ajuda do OGPU, Met. Sergius (Stragorodsky) usurpou a autoridade eclesiástica, da qual começou o cisma Sergian na Igreja Russa.
Tendo formado o chamado "Sínodo Provisório" por si só, Metr. Sergius, em 1927, publicou uma Declaração apóstata que, em nome de toda a Igreja russa, legitimava o regime comunista lutador de Deus e declarou suas "alegrias e tristezas" de "alegrias e tristezas da Igreja". Na opinião da maioria dos bispos da Igreja russa, os órgãos da OGPU, Sergius fez uma "nova renovação". O poder na Igreja, de acordo com o plano da OGPU, passou agora para os antigos Renovacionistas, que eram Metropolitanos. Sergius (Stragorodsky), Met. Alexis (Simansky) e outros.
Ao prever uma transição trágica de eventos, o Santo Patriarca Tikhon previu profeticamente outra forma de administração da igreja na Igreja Russa - no caso da cessação da atividade da legal Administração da Igreja Suprema. Esta forma é estipulada pelo Decreto do Santo Patriarca Tikhon nº 362, de 7 e 20 de novembro de 1920, com base no qual se originou a Igreja Católica Trindade Trinitária na Patria e a Igreja Russa no Exterior.
A essência do decreto do Santo. Patriarca é garantir que, no caso de rescisão do legítimo Suprema Autoridade Eclesiástica da Igreja Russa no poder Bispo diocesano entra em relações com os bispos de dioceses vizinhas com a finalidade de organizar uma instância superior da autoridade eclesiástica para várias dioceses em condições semelhantes (mesmo em tempo de vídeo Suprema Autoridade Eclesiástica ou o distrito metropolitano, ou qualquer outra coisa), e na ausência de bispos, com quem você pode entrar em um diálogo, os diocesanos movimentos bispo para o auto-governo definir e assume plenos poderes em suas Dioceses para formar administração da igreja livre. No caso de "extrema desorganização da vida eclesiástica, quando determinadas pessoas e paróquias deixar de reconhecer a autoridade do bispo diocesano, este último, - declarou no decreto,
Esta forma de governo da igreja ocorreu na vida de St. Patriarca Tikhon, e substitui-lo após a prisão de Metropolitan Agafangel na Carta de 5/18 junho 1922 ordenou que todos os bispos para ir ao Decreto número 362.
A vida confirmou a sabedoria profética deste decreto. Após a prisão dos Locum Tenens do Trono Patriarcal, Met. Peter "temporário temporário" Met. Sergiya traiu a Igreja de Cristo no poder dos God-Fighters. Gestão temporária da igreja de Met. Sérgio foi rejeitada pela maioria dos Verdadeiros hierarcas ortodoxos, clero e fiéis, incluindo dois listados St. Patriarca Tikhon em seu testamento os candidatos para locum tenens -. Metropolita Kirill de Kazan e Agafangel Yaroslavl, bem como pelos locum tenens atuais - foi, então, na conclusão do Metropolitan Peter Krutitsky e seus deputados - Metropolita Joseph de Petrogrado e Arcebispo Serafim de Uglich.
A maioria dos bispos da Igreja russa não entrou em comunhão com a administração da Met-pro-obnovlennym. Sergius e, tomando a base canônica, o Decreto do Santo Patriarca Tikhon nº 362, lançou as bases para a catacumba da Igreja Ortodoxa Verdadeira Russa na Patria. Em uma carta ao Arcebispo Dimitry (Lyubimov) Gdovskii, o Metropolita Joseph (Petrovykh) Petrogradsky escreveu que, no início de 1928, da Met. Sergius separou 26 bispos. Em meados da década de 1930. havia mais de 50.
Da mesma forma, recebido e hierarquia ortodoxa russa exilada que pelo Decreto № 362 organizado "Igreja Higher temporária Administração Igreja Russa no Exterior" (posteriormente convertida na Sínodo) e, assim, iniciou ROCOR como uma auto-parte russa Igreja.
Como a pátria até hoje não há livre Suprema Autoridade Eclesiástica à plenitude da Igreja Russa, então, nesse sentido, continua a manter uma canônica Decreto vigor número 362, que é incompetente para cancelar qualquer um dos administração da igreja temporária actualmente existente, seja em casa ou no exterior.
Para este dia, este decreto profética do Santo Patriarca é o fundamento inabalável, a fundação sobre a qual repousa o edifício do nosso cânone de uma vez unidos a Igreja local Russo - a Verdadeira Igreja Ortodoxa Russa.

***

Após a publicação de Met. Sergius em 1927. As declarações e práticas da divisão, os órgãos do OGPU-NKVD com nova força começaram as repressões contra a verdadeira hierarquia ortodoxa e o clero. O principal motivo para as prisões em massa de bispos e sacerdotes agora serviram como a atitude deles em relação à Declaração e ao Sínodo de Met. Sergius.
Os pais fundadores da Igreja Catacomba Verdadeira-Ortodoxa são justamente considerados os Santos Novos Mártires Metropolitanos Cyril (Smirnov, +1937) Kazan e Joseph (Petrovykh, +1937) Petrogradsky.
Ao mesmo tempo, a comemoração do nome do Santo Patriarca Tikhon para o culto e o não reconhecimento da renovação do cisma serviu de motivo para que os bolcheviques condenassem suas vítimas pela execução ou pelo exílio e agora pelo não reconhecimento da reunião soviética. Sergius e o não reconhecimento de sua Declaração e o cisma de nova renovação que lhe foi cometido, centenas de milhares de pastores e rebanhos verdadeiros ortodoxos tomaram o martírio. Durante este período da história da Igreja russa, um período de grande traição, cometido em suas profundidades, toda uma série de novos mártires sofridos pela Verdade de Cristo. A Declaração de Met. Sergius não só salvou ninguém do sofrimento, mas serviu de desculpa e motivo para intensificar a perseguição e a repressão. Somente em 1929 foram presos mais de 20 bispos que se separaram de Met. Sergius, e de fato as perseguições no CPI naqueles anos estavam apenas começando.
Uma vez em campos e prisões, desde o início da década de 1930, os prelados ortodoxos ortodoxos exilados começam a chamar os ortodoxos para sair para as catacumbas, seguindo o exemplo de cristãos antigos. No final da década de 1930, que era o pico da repressão contra o CPI, todos os verdadeiros sacerdotes e crentes ortodoxos, que ainda estavam vivos e em geral, foram obrigados a entrar no fundo do subsolo.
Nestes terríveis anos, quase todos os verdadeiros bispos e a maioria dos sacerdotes foram presos. Todos aceitaram o martírio para Cristo e a verdadeira ortodoxia.
Como resultado das mais severas perseguições e repressões na URSS, a verdadeira Igreja Ortodoxa, tendo ido às catacumbas e aplicando o Decreto de São Patras. Tikhon n. ° 362, de fato, deixou de existir como uma "instituição administrativa". Isso deu uma ocasião aos guardas de Deus para afirmarem oficialmente que não há mais Igreja verdadeira-ortodoxa na URSS. No entanto, a Igreja é onde se celebra a Eucaristia e não onde existem formas externas de organização. E a Eucaristia nas comunidades do CPI nunca deixou de ser realizada em todos os anos do regime comunista de luta de deus, ainda está sendo feito. Não tendo uma estrutura administrativa e igreja externa, a Verdadeira Igreja Ortodoxa de Cristo continuou a realizar o seu serviço confessional em condições de conspiração e subterrâneo, por que tinha outro nome - a Igreja da Catacumba. Nas condições da conspiração, era impossível ter uma estrutura centralizada. Como nos primeiros séculos do cristianismo, o CPI era uma comunidade catacomba espalhada por um vasto território (em toda a URSS), unida não administrativamente, mas religiosamente, espiritualmente, eucarisicamente, e por que adquiriu um nome tão responsável - a verdadeira Igreja Ortodoxa.

Datas significativas

Datas da Páscoa de 2017 a 2050.

ANO

CALENDÁRIO ORTODOXO

CALENDÁRIO LATINO

2017

16-abr

16-abr

2018

8-abr

1-abr

2019

28-abr

21-abr

2020

19-abr

12-abr

2021

2-mai

4-abr

2022

24-abr

17-abr

2023

16-abr

9-abr

2024

5-mai

31-mar

2025

20-abr

20-abr

2026

12-abr

5-abr

2027

2-mai

28-mar

2028

16-abr

16-abr

2029

8-abr

1-abr

2030

28-abr

21-abr

2031

13-abr

13-abr

2032

2-mai

28-mar

2033

24-abr

17-abr

2034

9-abr

9-abr

2035

29-abr

25-mar

2036

20-abr

13-abr

2037

5-abr

5-abr

2038

25-abr

25-abr

2039

17-abr

10-abr

2040

6-mai

1-abr

2041

21-abr

21-abr

2042

13-abr

6-abr

2043

3-mai

29-mar

2044

24-abr

17-abr

2045

9-abr

9-abr

2046

29-abr

25-mar

2047

21-abr

14-abr

2048

5-abr

5-abr

2049

25-abr

18-abr

2050

17-abr

10-abr

Tropário da Ressurreição

Português:

Cristo ressuscitou dos mortos,
venceu a morte com a morte,
aos que estavam no túmulo
Cristo deu a Vida!

Espanhol:

Cristo ha resucitado de entre los muertos
con su muerte ha vencido la muerte
y los sepultados ha dado la vida.

Inglês:

Christ is risen from the dead,
Trampling down death by death,
And upon those in the tombs
Bestowing life!

Ucraniano (transliterado):

Khristos voskres iz mertvykh,
smertiyu smert podolav,
I tim shcho v hrobakh zhittiya daruvav!

Slavonic (transliterado):

Hristoss vosskrese iz mertvih,
smerteeyou smert po prav,
Ee suscheem vo grobeh
zhivot darovav!

Grego- (transliterado):

Xristos anésti ek nekron,
thanato thanaton patisas,
ke tis en tis mnimasin,
zoin xarisamenos!

Árabe- (transliterado):

Al Massih káma min bâinil amuát.
Wá-wá tiá máuta bilmáut.
Wá-wá rabál raiáta.
Lil ladína fil cubúr.

Georgiano (transliterado)

Kriste aghsdga mkvdretit,
sikvdilita sikvdilisa damtrgunveli,
da saplavelis shinata tskhovrebis momnichebeli.

Alemão:

Christus ist auferstanden von den Toten
hat den Tod durch den Tod zertreten
und denen in den Graebern das Leben geschenkt!

Italiano

Cristo è risorto dai morti *
con la sua Morte ha calpestato la Morte *
donando la vita * ai giacenti nei sepolcri!

Japonês (transliterado)

Hristos Shi yori Fukukatsu shi,
Shi wo mote Shi wo horoboshi,
Haka ni aru mono ni Inochi wo tamaeri.

Latim - versão 1:

Christus resurrexit e mortuis, morte mortem calcavit
Et entibus in sepulchris vitam donavit

Latim - versão 2:

Christus surrexit a mortuis, Morte Mortem compellens *
mortuis in sepulcris largens Vitam!

Latim - versão 3:

Christus resurrexit de mortuis, morte mortem calcavit,
et entibus in sepulchris vitam donavit.

Romeno

Hristos a inviat din morti
cu moartea pe moarte calcand
si celor din morminte viata daruindu-le.

Saudação da Páscoa em 37 diferentes idiomas

«Cristo Ressuscitou!
Em verdade, ressuscitou!»

LÍNGUA:

SAUDAÇÃO:

RESPOSTA:

English:

Christ is Risen!

Indeed He is risen!

Albanian:

Khrishti unjal!

Vertet unjal!

Amharic:

Kristos tenestwal!

Bergit tenestwal!

Arabic:

El Messieh kahm!

Hakken kahm!

Armenian:

Kristos haryav ee merelotz!

Orhnial eh harootyunuh kristosee!

Byelorussian:

Khristos uvoskros!

Zaprowdu uvoskros!

Coptic:

Christos anésti!

Alithos anésti!

Esperanto:

Kristo levigis!

Vere levigis!

Estonian:

Kristus on oolestoosunt!

Toayestee on oolestoosunt!

Finnish:

Kristus nousi kuolleista!

Totistesti nousi!

French:

Le Christ est ressuscite!

En verite il est ressuscite!

Gaelic:

Kriost eirgim!

Eirgim!

Georgian:

Kriste ahzdkhah!

Chezdmaridet!

German:

Christus ist erstanden!

Wahrlich ist er erstanden!

Greek:

Christos anesti!

Alithos anesti!

Hawaiian:

Ua ala hou `o Kristo!

Ua ala `I `o no `oia!

Hebrew:

Ha Masheeha houh kam!

A ken kam!

Indonesian:

Kristus telah bangkit!

Benar dia telah bangkit!

Italian:

Cristo e' risorto!

Veramente e' risorto!

Japanese:

Harisutosu siochatsu!

Makoto-ni siochatsu!

Javanese:

Kristus sampun wungu!

Saesto panjene ganipun sampun wungu!

Latin:

Christus resurrexit!

Vere resurrexit!

Latvian:

Kristus ir augsham sales!

Teyasham ir augsham sales vinsch!

Lugandan:

Kristo ajukkide!

Amajim ajukkide!

Malayalam (Indian):

Christu uyirthezhunnettu!

Theerchayayum uyirthezhunnettu!

Nigerian:

Jesu Kristi ebiliwo!

Ezia o' biliwo!

Polish:

Khristus zmartvikstau!

Zaiste zmartvikstau!

Romanian:

Cristos a inviat!

Adeverat a inviat!

Russian:

Khristos voskrese!

Voistinu voskrese!

Serbian:

Cristos vaskres!

Vaistinu vaskres!

Spanish:

Cristos ha resucitado!

En verdad ha resucitado!

Swahili:

Kristo amefufukka!

Kweli Amefufukka!

Swedish:

Christus ar uppstanden!

Han ar verkligen uppstanden!

Syriac:

M'shee ho dkom!

Ha koo qam!

Turkish:

Hristos diril-di!

Hakikaten diril-di!

Ukranian:

Khristos voskres!

Voistinu Voskrese!

Mosteiro  Ortodoxo São José - Rua Maria Neres, 179, Beberibe,Ceará, Brasil 62840-000
Todos os direitos reservados Mosteiro Ortodoxo São José 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora